Castas portuguesas

Portugal tem um património de mais de 250 castas autóctones. Esta singularidade e diversidade está patente nos nossos vinhos, feitos exclusivamente a partir de castas portuguesas.

Na herdade, predomina a casta branca Antão Vaz - casta autóctone da Vidigueira - seguida pelo Arinto, Verdelho, Síria e Alvarinho.

Nas castas tintas predominam o Alicante Bouschet, a Touriga Nacional, o Alfrocheiro, a Tinta Miúda e Aragonês.

Como todas as regras têm uma exceção, somos os detentores da única vinha de Chenin Blanc em Portugal.

Dedicação

Este é, talvez, o tópico mais importante de todos. É na vinha que tudo acontece, é aqui que nasce o vinho, e é por isso que a Ribafreixo Wines se dedica ao planeamento sustentável das vinhas que compõem a sua herdade.

Os 114 hectares de vinha pertencentes à Ribafreixo Wines revelam um conjunto de especificidades que fazem com que as condições para a produção de vinho sejam únicas naquele território: uma exposição solar perfeita, com temperaturas quentes e secas no verão e acompanhadas pela frescura das brisas atlânticas. A este microclima juntam-se os solos de xisto característicos da nossa herdade, e que por sua vez originam vinhos cheios de frescura e mineralidade.

Paixão

A complementar todas estas características junta-se a importância do sistema de rega, fator extremamente importante para a saúde e sustentabilidade da vinha. Aproveitando a nossa localização privilegiada próxima da barragem do Alqueva (que conta com uma albufeira com 250 km² e mais de 1100 kms de margens, sendo o maior lago artificial da Europa), faz com que a nossa zona de regadio seja alimentada pelo sistema de rega da barragem, através do bloco Alvito/Pisão. Ao mesmo tempo, tornou-se necessário construir um sistema de drenagem no terreno para compensar a falta de inclinação de determinadas parcelas, para que estas não fossem prejudicadas pela humidade nos períodos de chuva intensa.