Portugal é um país rico em belezas naturais e repleto de paisagens deslumbrantes, que deixam qualquer um surpreendido. Entre as magníficas vistas sobre as vastas planícies da região do Alentejo, situada no centro-sul de Portugal, os miradouros surgem como verdadeiros pontos de atração, onde se pode contemplar a natureza alentejana e conhecer melhor uma das regiões mais turísticas do nosso país.
A começar pelo Miradouro do Monte, localizado entre a Amieira e São Marcos do Campo, um ótimo ponto de contemplação da natureza, este miradouro oferece uma vista panorâmica sobre a deslumbrante planície alentejana, repleta de vegetações que formam uma paisagem única. Para subir ao miradouro, pode-se caminhar e apreciar de pouco em pouco a bela vista da região, sendo também a atração ideal para os apaixonados por trilhas no meio da natureza.
O Miradouro do Terreirinho das Peças, localizado no coração da cidade de Beja, situada na sub-região do Baixo-Alentejo, oferece uma vista de tirar o fôlego sobre a cidade. O miradouro encontra-se bem localizado, num Largo no centro histórico de Beja, próximo da judiaria e do castelo. Este local, que oferece vistas panorâmicas, não deve faltar na lista de atrações turísticas de quem visita Beja, uma cidade cuja fundação remete à época dos celtas e romanos, repleta de história e personalidade.
No distrito de Beja, o Miradouro do município de Mértola é uma verdadeira obra-prima. A atração oferece uma vista sobre a cidade e o seu imponente castelo, permitindo uma verdadeira viagem no tempo para os amantes de história. O Miradouro de Mértola é um dos mais emblemáticos da região do Alentejo, a sua vista não decepciona nem durante o dia, nem durante a noite, onde pode-se apreciar a luz do castelo em destaque no coração da cidade. Este miradouro é o local ideal para guardar memórias e momentos únicos.
O Miradouro de Juromenha, localizado no nordeste alentejano, caracteriza-se por oferecer uma vista única sobre a região. No local, é permitido realizar piqueniques e atividades de lazer enquanto se aprecia a majestosa vista panorâmica sobre o Rio Guadiana e sobre a fortaleza medieval de Juromenha, uma fortaleza de modelo poligonal, datada do século IX, e privilegiada pela sua localização, avistando o território português e espanhol.
Na freguesia alentejana de Selmes, no concelho da Vidigueira, o Miradouro de Alcaria da Serra é um dos pontos mais românticos da região. Com uma moldura em formato de coração, o miradouro oferece uma vista sobre as belas planícies da região, sendo possível avistar a imensidão do horizonte alentejano. No local, é possível realizar piqueniques e atividades ao ar livre, sendo também a atração ideal para apreciar o pôr-do-sol, uma vez que à medida que o sol se põe, o céu ganha tons dourados, pintando um verdadeiro espetáculo visual.
O Miradouro de São Bartolomeu do Outeiro, localizado na aldeia com o mesmo nome, está no ponto mais alto da aldeia e oferece uma vista panorâmica sobre as planícies alentejanas, sendo possível avistar, por exemplo, a barragem do Alvito, Monte de Trigo e Beja. O miradouro situa-se num local repleto de história, remontando ao século XIII e proporcionando momentos únicos para os amantes da natureza.
Em Évora, a maior cidade da região do Alentejo, o Miradouro do Alto de São Bento oferece uma paisagem deslumbrante sobre a cidade histórica de Évora. Situado no topo de uma montanha, pode-se desfrutar a partir do miradouro a bela vista sobre a Serra de São Mamede, belos moinhos e campos de tirar o fôlego. No local, é possível subir aos baloiços e desfrutar da vista panorâmica de uma das cidades mais emblemáticas de Portugal.
O Miradouro do Pomarão, localizado a poucos minutos da fronteira com Espanha e próximo à Barragem do Chança, possui uma das vistas mais belas da sub-região do Baixo-Alentejo, sendo possível avistar os montes portugueses e espanhóis repletos de vegetações. A pequena aldeia do Pomarão, no concelho de Mértola, é reconhecida por conter uma vintena de casas de antigos mineiros da região e um antigo cais que hoje, retrata a rica história da região através de vestígios que ali ficaram. O miradouro é o local ideal para os que procuram o equilíbrio perfeito entre a paz e a natureza.
O Alentejo é uma região carregada de personalidade. Ao norte, os campos e planícies verdejantes destacam-se como um verdadeiro espetáculo da natureza, já ao sul, o sol e o calor do clima mediterrâneo dominam as vilas medievais e cidades repletas de histórias que remontam épocas antigas. Os miradouros, perfeitos protagonistas, originam vistas deslumbrantes em locais ideais para os que procuram viajar no tempo e encontrar tranquilidade no meio da natureza.