A Vidigueira

Um Terroir Único

A escolha da Vidigueira para sede da Ribafreixo Wines foi uma decisão ditada por duas ordens de razões. Uma afetiva, por estarem ali as raízes familiares de um dos sócios, Nuno Bicó, dando-lhe um conhecimento profundo da terra, das pessoas e das tradições. A outra puramente racional, suportada por argumentos de peso, suscetíveis de conduzir ao considerável investimento pessoal e financeiro que esteve na base da constituição da Herdade do Moinho Branco.

Situado no coração do Alentejo, o concelho da Vidigueira tem um microclima ótimo para a cultura da vinha. Delimitado a norte pela serra do Mendro, que estabelece uma fronteira natural entre Évora e Beja, o Alto e o Baixo Alentejo, regista maior pluviosidade média anual e temperaturas mais amenas, apesar da localização tão a sul. Também as condições dos solos são ideais, uma vez que são terras xistosas, fator que confere mineralidade ao vinho. Nos últimos anos, a região tem conhecido um notável dinamismo ligado à produção de vinhos, reconhecidos em Portugal e no mundo pela sua excecionalidade.

A Vidigueira integra uma das oito sub-regiões D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) do Alentejo. Estes são vinhos produzidos numa região devidamente controlada, muito semelhante ao que se pratica em França (AOC). Esta classificação é atribuída por um organismo oficial, CVRA (Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo), no sentido de dar unidade qualitativa ao riquíssimo mosaico de diferenças regionais. Os vinhos do Alentejo são, em geral, encorpados, têm em comum a suavidade, as múltiplas subtilezas nascidas do perfil próprio dos terroirs. No caso da Ribafreixo Wines, essa personalidade sobrepõe-se à indispensável tecnologia: são vinhos que expressam solos, castas e clima e por isso nunca correm risco de uniformização.

Porque são os nossos vinhos tão diferentes e especiais

O Microclima único da Vidigueira

O microclima nesta região revela um conjunto de especificidades que fazem com que as condições para a produção de vinho sejam únicas: uma exposição solar perfeita, verões quentes e secos, temperados com uma brisa fresca do Atlântico e uma significativa variação entre a temperatura da noite e a do dia.

O Terroir de Xisto

Ao microclima específico da Vidigueira juntam-se os solos de xisto característicos da nossa herdade e que, por sua vez, originam vinhos cheios de frescura e mineralidade. Os vinhos do Alentejo são, em geral, encorpados e suaves. As nuances, ainda que subtis, são um resultado direto dos terroirs e das diferentes condições climáticas onde os vinhos nascem.

Vindima Manual

Na Ribafreixo Wines acreditamos que um dos fatores que contribui significativamente (cerca de 80%) para a elaboração de um bom vinho é a forma como a vindima é feita e as condições em que as uvas são apresentadas à porta da adega. O trabalho agrícola, realizado ao longo do ano na vinha, é crucial para o bem-estar e qualidade da uva. O culminar desse cuidado continuado e meticuloso é a vindima, razão pela qual optamos que as nossas uvas sejam cuidadosamente colhidas à mão, sem recorrer a qualquer tipo de maquinaria que possa pôr em causa as nossas uvas. Todos os anos, por altura de meados de agosto, as nossas vinhas são “pintadas” com o pessoal experiente do campo, proveniente da Vidigueira, que conhece esta terra e que a cuida como ninguém.