Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

pt-pt
PORTUGUÊS
en
ENGLISH

Ribafreixo Wines presta homenagem à casta Alicante Bouschet e à terra onde ela se evidencia como em nenhum outro lugar, em lançamento dois em um.

Ver Vídeo de Apresentação deste vinho – Lançamento HMB

São dois os motivos que a Ribafreixo Wines, tem para celebrar: o lançamento de um novo vinho topo de gama, mas também o nascimento de uma nova gama no seu portefólio.

Herdade do Moinho Branco Alicante Bouschet é uma edição limitada de 3116 garrafas e uma forte aposta da Ribafreixo Wines nesta casta que está enraizada na região e pela qual todos nutrimos um sentimento especial. A qualidade ímpar e o carácter excecional que a colheita de 2014 proporcionou foi o mote perfeito para a Ribafreixo lançar o seu primeiro monovarietal tinto. Mais do que um vinho tinto topo de gama, esta é uma sentida homenagem ao facto da casta ter escolhido o Alentejo para se destacar e mostrar as suas potencialidades dado que, por exemplo, na França a casta Alicante Bouschet é desconsiderada devido à sua difícil adaptação e irreverente comportamento naquelas terras. Aqui, no Alentejo, ela encontrou o solo e o clima favorável para se evidenciar e dar o melhor de si, razão pela qual já a consideramos nossa.

O HMB Alicante Bouschet – que acaba de ser lançado mas ainda assim já arrecadou 92 pontos Wine Enthusiast, tendo também sido destacado como um vinho “Cellar Selection” portanto um vinho ideal para guardar na garrafeira – é um vinho imponente fermentado em barrica, que estagiou por 18 meses em barricas de carvalho Francês e que passou por um estágio de garrafa com um total de 26 meses. Revela um nariz bem fresco e cativante que faz evidenciar o bouquet de frutos silvestres, amoras, mirtilos, fruta madura e ainda algumas notas secundárias de madeira, balsâmico, alcaçuz e café fresco. Na boca é um vinho amplo,  denso  e  sedoso,  com  taninos presentes  e  firmes  e  com os  frutos  silvestres também a destacarem-se na entrada de boca, juntando-se a acidez que lhe garante equilíbrio. É complexo e encorpado, com a intensidade e concentração suficientes para uma fantástica evolução em garrafa.

Quanto à marca que agora nasce é também ela um tributo, à terra e às gentes. O nome Moinho Branco preserva o nome original do edifício entre os moradores locais que, em épocas passadas, moíam aqui os seus cereais. A Ribafreixo pretende agora prestar homenagem a este maravilhoso pedaço de terra e às gentes que por aqui laboraram, sendo o Moinho Branco um símbolo do seu afinco e perseverança.

Este lançamento “dois em um” foi assinalado no passado dia 11 de Outubro no Restaurante Faz Figura, em Lisboa, com a presença de alguns ilustres convidados, entre eles imprensa e clientes, mas também com a comparência da equipa da Ribafreixo, nomeadamente do enólogo Paulo Laureano e de Mário Pinheiro e Nuno Bicó, os detentores da Ribafreixo Wines.