pt-pt
PORTUGUÊS
en
ENGLISH

A Vidigueira

Um Terroir Único

A escolha da Vidigueira para sede da Ribafreixo Wines foi uma decisão ditada por duas ordens de razões. Uma afetiva, por estarem ali as raízes familiares de um dos sócios, Nuno Bicó, dando-lhe um conhecimento profundo da terra, das pessoas e das tradições. A outra puramente racional, suportada por argumentos de peso, suscetíveis de conduzir ao considerável investimento pessoal e financeiro que esteve na base da constituição da Herdade do Moinho Branco.

Situado no coração do Alentejo, o concelho da Vidigueira tem um microclima ótimo para a cultura da vinha. Delimitado a norte pela serra do Mendro, que estabelece uma fronteira natural entre Évora e Beja, o Alto e o Baixo Alentejo, regista maior pluviosidade média anual e temperaturas mais amenas, apesar da localização tão a sul. Também as condições dos solos são ideais, uma vez que são terras xistosas, fator que confere mineralidade ao vinho. Nos últimos anos, a região tem conhecido um notável dinamismo ligado à produção de vinhos, reconhecidos em Portugal e no Mundo pela sua excecionalidade.

A Vidigueira integra uma das oito sub-regiões D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) do Alentejo. Estes são vinhos produzidos numa região devidamente controlada, muito semelhante ao que se pratica em França (AOC). Esta classificação é atribuída por um organismo oficial CVRA (Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo), no sentido de dar unidade qualitativa ao riquíssimo mosaico de diferenças regionais. Os Vinhos do Alentejo são, em geral, encorpados, têm em comum a suavidade, as múltiplas subtilezas nascidas do perfil próprio dos terroirs. No caso da Ribafreixo Wines essa personalidade sobrepõe-se à indispensável tecnologia: são vinhos que expressam solos, castas e clima e por isso nunca correm risco de uniformização.

O Nosso Saber
O cantinho do chef
Próximos eventos